Uma alternativa para fugir da crise hoteleira

De olho na busca por espaço de coworking, algumas redes hoteleiras adaptaram suas estruturas e passaram a oferecer um novo serviço. O hotel coworking conta com espaços de trabalho totalmente adaptados e infraestrutura completa para profissionais autônomos e pequenas empresas. Essa tendência vem ganhando espaço entre grandes marcas hoteleiras, principalmente fora do Brasil. Já é possível encontrar alguns hotéis que dispõe de escritórios colaborativos, como o Kimpton Eventi (Nova York), Zoku (Amsterdã), Schani (Aústria) e o Ovolo Southside (Hong Kong). No Brasil, alguns hotéis já adotaram a tendência do hotel coworking, como os hotéis e.Suites Sion, em Minas Gerais e o Ibis Sorocaba, que adaptaram parte das instalações e já oferecem espaços de trabalho compartilhados.

Hotel Coworking

Hotel coworking vs Coworking tradicional

A unidade Ibis Sorocaba foi escolhida para ser o primeiro hotel coworking da rede hoteleira na América do Sul. O grande diferencial desse espaço é o horário de funcionamento que foge do horário convencional, podendo ser utilizado 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A flexibilidade de horário e o grande leque de serviços e comodidades disponibilizadas são o grande destaque da unidade.

Já o hotel eSuites Sion, da rede Vert Hotéis, é o primeiro hotel da marca a aderir ao coworking, mas a iniciativa deve ser ampliada para todos os hotéis da rede hoteleira no Brasil. Para atender à essa demanda, o hotel transformou quartos em escritórios coworking além de disponibilizar todos os serviços disponíveis para os hóspedes, desde estacionamento e restaurante, até serviço de copa e frigobar.