PHILIPS WORKPLACE INNOVATION

GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS

 

O DESAFIO

A Philips acredita que um bom ambiente de trabalho deve proporcionar conforto, praticidade e liberdade para que os colaboradores possam ser criativos e eficientes. Por isso, em 2009, foi criado o Workplace Innovation da Philips (WPI), com o objetivo de tornar a empresa um lugar melhor para trabalhar. Os princípios do WPI são: local compartilhado, flexibilidade, mobilidade e sustentabilidade. Com objetivo de disseminar esse novo conceito, todos os funcionários, assim que contratados, recebem um notebook e um celular. Desse modo, podem trabalhar de qualquer lugar. Além disso, diferentes ferramentas on-line são oferecidas para que o profissional se mantenha conectado com os demais clientes e funcionários da Philips de qualquer parte do mundo.

O desafio foi garantir que os espaços utilizados pela Philips estivessem de acordo com os princípios do WPI, que determina que os ambientes sejam modernos, saudáveis, eficientes e sustentáveis.

 


 

A SOLUÇÃO

Adotar um projeto integrado entre os profissionais envolvidos. Foi dada especial atenção à criação de um projeto luminotécnico eficiente, que permitisse a integração da luz natural e artificial. Outras medidas sustentáveis foram utilizadas, como reúso de água e gestão de obra sustentável.

 


 

OS RESULTADOS

  • Redução de 33% no uso de água potável.
  • Reciclagem de 84% dos resíduos gerados pelas atividades de obra.
  • A compra de materiais e mobiliários que incorporam conteúdo reciclado representa  36% do valor total gasto em materiais.
  • 75% das áreas ocupadas possuem iluminação natural.