Criado em 1999 por Bernie De Koven, o termo coworking se refere ao ambiente de trabalho colaborativo, com o compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo profissionais autônomos, pequenas empresas e startups no mesmo ambiente, incentivando a troca de ideias e o networking. Além da estrutura que propícia a troca de ideias, os espaços de coworking oferecem facilidades para quem quer contar com uma boa estrutura sem ter que se preocupar com isso.

O que o coworking oferece

Com valor de aluguel que varia de R$ 40,00 a hora até R$ 1.500,00 mensais, dependendo do tamanho do espaço, e claro, dos serviços contratados. Os escritórios de coworking oferecem serviços básicos como internet, fax, impressão/scanner, ramal telefônico, sala de reunião, cadeiras ergonômicas e endereço para correspondência. Mas cada escritório trabalha com diferentes tipos de serviços que vão desde salas privativas, espaços para descanso, até sala com vídeo games para a hora do descanso.

As facilidades e os benefícios chamam a atenção e o serviço tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Segundo levantamento feito pelo Movebla e Ekonomio, em parceria com o Coworking Brasil e auxílio do Seats2meets, em 2016, o setor teve um aumento de 52% em relação ao ano de 2015. O destaque fica para a Bahia e o Distrito Federal, que respondem pelo aumento regional de 250% e 175%, respectivamente.

Escritório modelo coworking

Escritório modelo coworking

Por que o coworking não é uma alternativa para todos os negócios

Por outro lado, o sistema de escritório colaborativo tem alguns aspectos que podem não agradar à todos. O ambiente misto, que incentiva a troca de experiências pode ser um problema para que tem dificuldade para se focar nas atividades, quem passa bastante tempo em ligações ou quem precisa de um ambiente com acesso mais restrito, por lidar com informações sigilosas. O horário de funcionamento, que costuma seguir o convencional, pode desagradar quem prefere a flexibilidade de horário, trabalhando em horários alternativos para fugir do transito.