Certificação sustentável Aqua – HQE

Criada em 1974, na França e lançada no Brasil em 2008, a certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) é considerada uma das certificações ambientais mais importantes do mundo. Desenvolvida pela Demarché HQEorganismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais, a certificação Aqua foi adaptada à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, visando o bom uso da água e da energia elétrica nas construções e também promovendo o conforto e bem-estar dos moradores e da comunidade ao redor.

Como é o processo de certificação AQUA

Para iniciar o processo de certificação AQUA-HQE é indispensável adotar um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) para realizar o planejamento, a operação e o controle de todas as etapas de seu desenvolvimento, com o compromisso de seguir o padrão de desempenho definido no perfil de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).

Além do estabelecer um sistema de gestão para o empreendimento, é essencial deve realizar a avaliação da qualidade ambiental do edifício em pelo menos três fases (construção nova e renovações): Pré-projeto, Projeto e Execução; e na fase pré-projeto da Operação e Uso e fases Operação e Uso periódicas (edifício em operação e uso).

Certificação sustentável

Diferente do LEED, que considera pontos para avaliar cada critério, o Processo AQUA realiza uma avaliação a partir dos 14 critérios e emite uma classificação de acordo com cada contexto, e sua pertinência deve ser justificada a partir de vários itens, como análise do local, dos custos, das características funcionais do empreendimento, dentre outros.

 

São analisadas 14 categorias, distribuídas em 4 grupos:

 

Sítio e Construção

1 – Relação do edifício com o seu entorno

2 – Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos.

3- Canteiro de obras com baixo impacto ambiental

 

Gestão

4 – Gestão da água

5 – Gestão da energia

6 – Gestão dos resíduos de uso e operação do edifício

7 – Manutenção: permanência do desempenho ambiental

 

Conforto

8 – Conforto higrotérmico

9 – Conforto acústico

10 – Conforto visual

11 – Conforto olfativo

 

Saúde

12 – Qualidade sanitária dos ambientes

13 – Qualidade sanitária do ar

14 – Qualidade sanitária da água

Para um empreendimento conquistar a certificação AQUA-HQE, é necessário alcançar no mínimo um perfil com 3 categorias no nível MELHORES PRATICAS, 4 categorias no nível BOAS PRATICAS e 7 categorias no nível BASE.

Para obter a certificação da construção nova o empreendedor deve planejar e garantir o controle total do desenvolvimento do empreendimento nas fases pré-projeto, projeto e execução. Para obter a certificação do empreendimento em operação, as rotinas de gestão predial devem ser planejadas e monitoradas periodicamente.

O empreendimento será certificado, com emissões dos certificados após as auditorias, uma vez constatado atendimento aos critérios dos Referenciais Técnicos de Certificação e comprovado o alcance do perfil mínimo.

Com o Processo AQUA-HQE o empreendedor passará a receber 02 certificados: um da Fundação Vanzolini Processo AQUATM e outro do Cerway HQETM, com todos os elementos padronizados internacionalmente, fundamentado na certificação Processo AQUATM  da Fundação Vanzolini.

 

Os benefícios da obtenção da certificação AQUA para os empreendedores são:

  • Provar a Alta Qualidade Ambiental do empreendimento
  • Diferenciar seu imóvel no mercado
  • Aumentar a velocidade de vendas ou locação
  • Associar a imagem da empresa à sustentabilidade
  • Melhorar relações com órgãos ambientais e comunidades

 

Entre as vantagens para os compradores podem ser citadas:

  • Economia de água e energia durante a vida útil do imóvel
  • Redução dos custos de condomínio
  • Melhores condições de conforto e saúde
  • Valorização do patrimônio ao longo do tempo
  • Menores custos de operação e manutenção